Fotos: Joyce Noronha (Diário)
Liandra fez coleta de sangue para novo exame de rotina, que, no caso dela, deve ser realizado a cada 30 dias
O segundo sábado com unidades básicas de saúde abertas para atender de pessoas dos grupos considerados de risco em caso de toxoplasmose, em Santa Maria, registrou atendimento a 100 gestantes, segundo a secretária de Saúde, Liliane Mello Duarte. Das 8h ao meio-dia deste sábado, seis postos de saúde dos bairros Nova Santa Marta, Tancredo Neves, Centro, Vila Oliveira, Salgado Filho e Camobi realizaram o mutirão.
:: Leia a cobertura completa da toxoplasmose em Santa Maria ::
AS UNIDADES E OS NÚMEROS
Das 8h ao meio deste sábado o número de gestantes atendidas são:
- Doutor Floriano Rocha (Nova Santa Marta) - 27
- José Erasmo Crossetti (Centro) - 20
- Centro Social Urbano (Vila Oliveira) - 21
- Wilson Paulo Noal (Camobi) - 12
- Ruben Noal (Tancredo Neves) - 10
- Kennedy (Salgado Filho) - 10
- Total - 100
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
A toxoplasmose pode causar complicações em pacientes do grupo de risco - que são gestantes, pessoas com imunidade baixa e crianças de até dois anos de idade. Por isso, os agentes de saúde fizeram o acolhimento, deram orientações de sintomas da doença e sobre os cuidados de higiene (de alimentos e pessoal). Além disso, coletas de sangue também foram feitas, pois os exames para as pessoas dos grupos de risco devem ser realizados a cada 30 dias.
'10% dos contaminados vão apresentar lesões nos olhos', afirma especialista
A titular municipal de saúde diz que as gestantes são a prioridade de cuidados do município, por todos os riscos que as futuras mamães e os bebês correm durante este período de surto. Ela pontua que os atendimentos, de maneira geral, foram muito bons e que a percepção é de calma entre os pacientes dos grupos considerados de risco, principalmente entre as grávidas.
_ As informações que chegaram a mim é que as pessoas estão tranquilas, principalmente as gestantes, e isto é muito importante. É um trabalho que fazemos à população, que parece estar surtindo efeito, já que as pessoas estão calmas _ avalia Liliane.
Ela diz que, inicialmente, um novo mutirão não está previsto para o próximo final de semana e conta que cerca de 250 pessoas foram atendidas entre o último sábado e este.
OS ATENDIMENTOS
A Unidade Doutor Floriano Rocha, na Cohab Santa Marta, foi a que mais registrou atendimentos a gestantes na manhã deste sábado: 27. Entre elas estava Liandra Silva Freitas, 18 anos, que está grávida de de 8 meses e fez coleta de sangue para novo exame, já que o prazo de 30 dias desde o último teste fecharia na terça-feira.
Médicos apresentam número maior de casos de toxoplasmose em Santa Maria
O primeiro exame de Liandra deu negativo para o reagente da toxoplasmose e ela conta que não sentiu qualquer sintoma da doença. Mas, para garantir a saúde de Helena, sua filha, ela foi até o posto de saúde para fazer o acompanhamento. O resultado do teste da jovem ficará pronto na quarta-feira.